Anvisa aprova vacina contra pneumonia para todas as idades no Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar no País a indicação da vacina Prevenar 13, que protege contra as infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), como a pneumonia. Desenvolvida pela Pfizer, a vacina já era indicada para crianças e adolescentes de 2 meses a 17 anos e adultos com 50 anos ou mais. Agora, Prevenar 13 poderá ser utilizada também para a imunização de jovens e adultos entre 18 e 49 anos. 
“Com a ampliação da indicação de Prevenar 13, pessoas de todas as faixas etárias poderão se proteger da pneumonia e outras infecções causadas pelo pneunomococo. Essa medida é especialmente importante para os pacientes com comorbidades, como os asmáticos, hipertensos, imunocomprometidos e os portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia. Pessoas com doenças crônicas, como diabete e hipertensão, são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas e podem ter afetadas suas funções físicas e vitais, atingindo a saúde de forma significativa1. 
No Brasil, a pneumonia é uma das doenças respiratórias mais comuns e, a cada ano, provoca milhares de internações e mortes. Entre julho de 2015 e julho de 2016, por exemplo, foram registradas 663.219 internações relacionadas à doença em hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que, apenas em 2014, foram registradas 70.912 mortes pela enfermidade. 
Três em cada 10 casos de pneumonia, diagnosticados por exames laboratoriais, são provocados pelo pneumococo, bactéria que é responsável por 1,6 milhão de mortes por doenças pneumocócicas a cada ano no mundo, sobretudo em crianças e idosos, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde2(OMS). Isso porque a pneumonia pneumocócica pode levar a complicações importantes, como insuficiência respiratória e cardíaca3. 
Prevenar 13 

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente protege contra os sorotipos mais prevalentes da bactéria pneumococo em todo o mundo. São eles: 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F. Trata-se da vacina pneumocócica conjugada mais usada em todo o mundo. Introduzida para uso de bebês e crianças em 2009, na Europa, atualmente a vacina já está aprovada em mais de 120 países para esse público. O imunizante também foi aprovado para adultos com 50 anos ou mais em mais de 90 países. No caso do Brasil, a aprovação da Anvisa para o uso nessa faixa etária ocorreu em 2013. A imunização já era indicada para crianças de até seis anos incompletos. Em 2015, a agência regulatória brasileira estendeu a indicação para adolescentes até 17 anos. 

Ampliação para uso em adultos de 18 a 49 anos deve beneficiar pacientes crônicos, como diabéticos e hipertensos .

Deixe Seu Comentário