IEPTB-BA inicia projeto para conquistar Cartórios de Protesto na Bahia, incluindo Morro do Chapéu

IEPTB-BA inicia projeto para conquistar Cartórios de Protesto na Bahia, incluindo Morro do Chapéu
Nesta última terça-feira (27) o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Bahia (IEPTB-BA) visitou o Tabelionato de Protesto de Títulos na cidade de Valença-BA, a fim de executar o Projeto de Expansão dos Serviços da Central de Remessas de Arquivos da Bahia (CRA-BA).
Durante a visita, o presidente drº Eden Marcio, acompanhado da equipe IEPTB-BA representada por Anderson Machado e Carlito Silva foram recebidos pela drª Neuza Sarmento, Juliana Pereira e Rogério Mroz da comarca de Valença, pioneira durante a execução do Projeto de Expansão dos Serviços da CRA no estado. A visita foi um marco que representa um passo importante no âmbito do protesto extrajudicial na Bahia.
Com intuito de compreender as dificuldades e possibilidades de integração, apoio e fomento ao Protesto de Títulos o projeto desenvolvido pelo IEPTB-BA visa alcançar através da CRA todas as comarcas baianas de forma a garantir a oferta do protesto em todos os municípios do Estado e, consequentemente, suprir a demanda da rede bancária apresentada através da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN).
Na prática, a CRA garante a recepção centralizada e eletrônica dos títulos, e a comunicação entre Apresentante e Tabelionatos através da realização de apontamentos, desistências, cancelamentos, entrega de instrumentos de protesto, repasse de pagamento de protesto e gerenciamento do banco de dados de Protesto de Títulos.
Atualmente o IEPTB-BA já atua na integração e recepção de arquivos eletrônicos e distribuição para 53 Tabelionatos de Protesto de Títulos na Bahia. A meta é alcançar os 203 ainda não inseridos nesse processo da CRA.
Através do ‘Projeto Piloto’, o IEPTB-BA estará viabilizando uma equipe de profissionais treinados para viagens e monitoramento junto a cada Tabelionato, a fim de conquistar uma constante e efetiva integração com as comarcas. O IEPTB-BA garante que utilizará todas as ferramentas e artifícios necessários para assegurar a plena execução dos serviços de Protesto de Títulos na Bahia de forma padronizada e eficiente.
A seguir, apresentamos a relação de cidades que o IEPTB-BA estará visitando durante a execução do Projeto de Expansão dos Serviços da Central de Remessas de Arquivos na Bahia:

A expectativa é de garantir um amplo e seguro banco de dados do Protesto de Títulos, não apenas para o estado da Bahia, mas também a nível nacional.


Deixe Seu Comentário