Secretaria promove ações para quilombolas durante Expoagri em Irecê

Secretaria promove ações para quilombolas durante Expoagri em Irecê

Comunidades quilombolas dos territórios de identidades Irecê e Chapada Diamantina, assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estarão expondo seus produtos durante a 19ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri), que tem início nesta quinta-feira (27) e segue até o domingo (30), no Parque de Exposições de Irecê. A Expoagri é promovida pela Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê (APRIR), com o apoio da prefeitura municipal.

No sábado (29), a SDR por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/SDR), irá promover, para os participantes da Expoagri, as oficinas de Agroecologia e Certificação Participativa de Produção Orgânica, de Turbante e de Empoderamento da Agricultora Familiar. As oficinas iniciam às 13h30.

Às 17h, a Suaf realizada a solenidade de entrega do Selo Quilombos do Brasil para comunidades quilombolas dos municípios de Itaguaçu, Canarana, Lapão, João Dourado, América Dourada e Mulungu do Morro, Souto Soares e Morro do Chapéu. Na ocasião ainda serão entregues mudas de palma forrageiras para agricultores familiares.

Segundo a coordenadora de Apoio a Jovens, Mulheres, Povos e Comunidades Tradicionais da Suaf, Ana Paula Souza, as ações na Expoagri são voltadas para promover o resgate cultural e a adesão de outros produtores à prática agroecológica, demonstrando pontos positivos como a agregação de valor, qualidade de vida, e a ampliação e qualificação da comercialização de produtos certificados.

“Com a entrega do Selo Quilombos do Brasil, cumprimos mais um momento importante no processo de inclusão produtiva e fortalecimento da agricultura familiar quilombola. Além de identificar a origem, o selo agrega valor aos produtos, ampliando as possibilidades de comercialização. O selo se soma às políticas de produção, armazenamento e comercialização”, pontuou a técnica da Suaf, Raimunda Santos.

Deixe Seu Comentário