Possível Jazida de quartzo Rutilado é descoberta na cidade de Sento Sé

Possível Jazida de quartzo Rutilado é descoberta na cidade de Sento Sé

Embalado pela mina de ametista apelidada de Serra Pelada da Bahia, o município de Sento Sé vive a expectativa da possível descoberta de uma jazida com outra pedra preciosa de alto valor no mercado de joias. Nos últimos dois dias, garimpeiros da região relataram à prefeitura da cidade e aos compradores de gemas a existência de quartzo rutilado, também conhecido como rutilo dourado, no topo da Serra de São Pedro, no povoado do Piçarrão, próximo a um parque de energia eólica. Encontrado também em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, o mineral de cor fumê claro com fios grossos que parecem ouro por dentro pode custar o dobro da ametista e vem ganhando espaço no mercado internacional pela constituição única.

Corrida preparada

A notícia sobre o rutilo circulou entre grupos de WhatsApp formados por negociantes de pedras da região, que já organizaram para hoje uma visita em massa ao local da provável mina. A ideia é, comprovada a descoberta, abrir no mesmo dia os primeiros buracos para extração.

Em alerta

Avisado dos relatos sobre o rutilo dourado, o secretário de Meio Ambiente de Sento Sé, Izamar Reis, percorreu o povoado do Piçarrão e conversou com garimpeiros que garantiram a existência da pedra. “Amanhã (hoje), faremos uma expedição no local. Caso a mina exista, será importante para a cidade, mas queremos evitar que ocorra o mesmo que aconteceu com a ametista, onde o garimpo nasceu sem controle. Aquela região está abrigada no Boqueirão da Onça, a maior área protegida do bioma caatinga do planeta, com 90% do território total”, justifica Izamar. informações Coluna Satélite do Correio

Quartzo rutilado

Quartzo rutilado é a pedra quartzo com uma camada de cobertura de rutilo. Rutilo é um mineral composto principalmente de dióxido de titânio, ou TiO2. Como um mineral, rutilo tem elevado índice de refração e dispersa mais do que quase qualquer outro mineral. Isto significa que, quando rutilo aparece em outros minerais, que quase sempre é em longas e finas tiras de cor. Rutilo é, de fato, a palavra latina para o vermelho. O mineral ganhou este nome porque alguns espécimes são uma cor profunda vermelho bonito. Rutilo, no entanto, também pode aparecer em tons de marrom e cinza.

Mistura de rutilo com quartzo produz fios coloridos dentro do mineral
Mistura de rutilo com quartzo produz fios coloridos dentro do mineral

Quartzo é um dos minerais mais comum em nosso planeta. Na verdade, torna-se mais de 10% da crosta do planeta Terra. Além disso, o quartzo é bastante difundido. Ele pode ser encontrado em quase todos os ambientes geográficos. A família do quartzo, incluindo o tipo rutilado, pode ser encontrada em países como o Brasil, Madagascar, Austrália, Noruega, Cazaquistão e Paquistão. Ele também pode ser encontrado nos Estados Unidos. Muitas das cadeias de montanhas da América contêm grandes depósitos de quartzo.

Quando rutilo aparece dentro de quartzo, criando quartzo rutilado, muitas vezes aparece como agulhas de cor dentro da pedra. Em alguns exemplos, quartzo rutilado parece que é preenchido com fibras de ouro. Em muitas peças, as inclusões de rutilo são todas no mesmo eixo. Devido a isso, cada filamento de rutilo individual é visível. O efeito é excepcionalmente bonitp. Cabelo de Vênus, flechas de amor e dardos do Cupido são outros nomes pelos quais o quartzo rutilado é conhecido.

Joia produzida com quartzo rutilado
                 Joia produzida com quartzo rutilado

Rutilo e quartzo têm diferentes níveis de dureza na escala de Mohs. Por esta razão, o rutilado pode ser difícil na hora de suavizar a pedra adequadamente de modo que possa ser esculpida em joias. Por esta razão, algumas amostras são colocadas sobre a superfície. Exemplos preciosos desta pedra incluem rutilados completos, que são totalmente envoltas em quartzo . Nestas pedras, o rutilo não ultrapassa a barreira da borda do quartzo, e pode, portanto, ser devidamente polido.

Algumas religiões acreditam que pedras contêm certas propriedades espirituais e de cura. Nesta arena, elas atribuem ao quartzo rutilado as nossas forças pessoais, capacidade, originalidade e ajuda nos relacionamentos com os outros. Acredita-se também que a pedra alivia sentimentos de solidão e depressão.

 

Deixe Seu Comentário