Adesivo para tratamento de Alzheimer já está disponível pelo SUS

Adesivo para tratamento de Alzheimer já está disponível pelo SUS

O Sistema Único de Saúde passou a oferecer um adesivo transdérmico como nova forma de tratamento para o Alzheimer. A medicação, conhecida como rivastigmina, é frequentemente utilizada para a doença por meio de cápsulas e soluçōes orais.

O desenvolvimento de um adesivo, no entanto, facilita o uso do medicamento, pois reduz os efeitos colaterais de náuseas e vômitos. Ele pode ser aplicado em oito regiōes da pele.

Batizada Exelon Patch, a substância aumenta a produção de acetilcolina no cérebro — a molécula atua no funcionamento cognitivo do organismo.

Atualmente, foram desenvolvidos três tamanhos: 5, 10 e 15 cm². Apenas os dois primeiros são disponibilizados no SUS.

O adesivo deve ser aplicado sempre em regiões limpas, secas, sem pelos e sem uso de hidratantes; locais com cortes devem ser evitados. A orientação da bula é que o medicamento seja trocado a cada 24 horas e sempre reposicionado em novas regiões do corpo, garantindo um “rodízio” para que a pele possa descansar.

Os locais indicados para aplicação do adesivo são: parte superior dos braços esquerdo ou direito; lados direito ou esquerdo do peito; parte superior das costas, do lado esquerdo ou direito; e parte inferior das costas, do lado esquerdo ou direito. Fonte:Yahoo

Deixe Seu Comentário