ENEM 2019: Pedido de isenção da taxa de inscrição ultrapassa 2,1 milhões

Pedido de isenção da taxa de inscrição ultrapassa 2,1 milhões

A dois dias do fim do prazo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao MEC, já recebeu 2.123.576 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O sistema não registrou nenhuma intercorrência até a manhã desta segunda-feira, 8.

O Inep reforça o aviso aos interessados da necessidade de acessar a página do Enem 2019 até o dia 10 de abril e efetuar o pedido de isenção para realizar o exame gratuitamente. A isenção de taxa de inscrição não é automática para nenhum grupo de participantes e a solicitação não poderá ser feita durante o período das inscrições.

Têm direito à isenção todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio na rede pública de ensino. No caso dos concluintes do ensino médio na rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles com bolsa integral e renda de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos de renda familiar, desde que estejam no cadastro único do governo federal. Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, precisam ter Número de Identificação Social (NIS), único e válido.

O prazo para requerer a isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 está aberto até o dia 10 de abril. Os interessados devem acessar a página do Enem 2019. O resultado do pedido de isenção será publicado em 17 de abril. E é muito importante não se esquecer que é preciso fazer a inscrição posteriormente, pois a isenção aprovada não garante automaticamente a inscrição no exame. As inscrições para o Enem 2019 acontecem de 6 a 17 de maio.

Acesse a página do Enem 2019

Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem 2019

Deixe Seu Comentário