Secretaria da Saúde da Bahia promove curso de profissionalização para mais de 25 mil Agentes Comunitários de Saúde

Secretaria da Saúde da Bahia promove curso de profissionalização para mais de 25 mil Agentes Comunitários de Saúde

Os 417 municípios da Bahia tem até o dia 20 de maio para manifestar interesse e indicar o quantitativo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que farão o segundo módulo do curso de profissionalização. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia – Professor Jorge Novis (ESPBA), o curso tem duração de 520 horas, tem mais de 25 mil vagas e contempla aulas presenciais e online.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, os gestores municipais interessados devem acessar o seguinte link https://bit.ly/2DH3Toj e posteriormente enviar uma Declaração de Interesse e Compromisso para o email [email protected] “A expectativa é capacitar 25 mil Agentes Comunitários de Saúde e para isso vamos investir mais de R$ 2 milhões”, afirma o secretário.

Este módulo terá como enfoque a Vigilância em Saúde. Serão quatro abordagens: conhecendo a vigilância; desenvolvendo ações de vigilância epidemiológica; desenvolvendo ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador; e desenvolvendo ações de vigilância em saúde ambiental. Como resultado, o curso visa a qualificar a Atenção Básica em diversos aspectos, a exemplo da melhoria do cuidado, proteção e promoção da saúde da população no território de cada ACS.

“Temos fortalecido a educação permanente dos profissionais de saúde, sobretudo, de nível médio e técnico. Para ser diplomado, o ACS deve cumprir uma jornada de 1.200 horas, dividida em três módulos”, ressalta Vilas-Boas.

Ascom Sesab

Deixe Seu Comentário